top of page
Âncora 1
Âncora 2
< Back

31/07/2023

Fórum de Cooperação Econômica e Comercial China-Angola (FONAC)

2023 é o 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre China e Angola. Nas últimas décadas, milhares de empresas chinesas participaram da reconstrução de Angola no pós-guerra, do desenvolvimento de infraestrutura local e projetos de subsistência das pessoas e da integração de hoje no processo de diversificação económica de Angola e na indústria transformadora e nos processos de desenvolvimento agrícola.



Fórum de Cooperação Econômica e Comercial China-Angola (FONAC)



Aos 28 de julho, o Fórum de Cooperação Econômica e Comercial China-Angola (FONAC) foi realizado com sucesso em Luanda. Durante as actividades do fórum, a mídia angolana entrevistou exclusivamente três empresários angolanos e chineses que são representantes do desenvolvimento económico social de Angola-China, e compreenderam como eles enquadram a sua evolução, no quadro da cooperação e trocas mutuamente benéficas entre a China e Angola do ponto de vista não governamental, fortalecendo a cooperação econômica e comercial entre os dois países.


Jornalista: Sr. Zheng Gang, pode introduzir brevemente o investimento do China Huashi Grupo (Sigla H&S) no sector imobiliário em Angola?

-Zheng Gang: Quando a H&S entrou em Angola em 2006, começou por estudar como investir no sector imobiliario. Desde 2009, participamos sucessivamente em investimentos e construções dos projectos nomeadamente, Jardim de Rosas, Austin e Vila Kuditemo. Actualmente, estamos a investir no projecto Orlando Residencial, na segunda fase do Shopping Popular e no projeto Cidade Tecnologica Automovel. Os três projectos acima cobrem uma área de cerca de 400 hectares e o investimento acumulado excederá Mil Milhões de dólares norte americanos.

 

Jornalista: Por favor, apresente o projecto Cidade Tecnologica Automovel, em detalhes?

-Zheng Gang: "Cidade Tecnologica Automovel" está localizada na Nova Cidade do Kilamba Kiaxi, Luanda, perto da Via expressa, com área total  de cerca de 164 hectares. A área funcional do projeto inclui clusters de lojas automotivas, lojas automotivas integradas, área de exposição e vendas de caminhões pesados ​​e veículos de engenharia, centro de testes e certificação de carros usados, comércio de carros antigos, peças de substituição, área de manutenção de veiculos , pista de testes, hoteis temáticos de automoveis, montagem de automóveis e motocicletas, parque de negócios, restaurantes e entretenimento, escritório comercial e áreas residenciais etc,. O projecto tornar-se-á um serviço único complexo para a indústria automobilística. Em 2019, o projecto da Cidade Tecnologica Automovel foi concluído, a documentação relativo a zona de instalação do projecto foi obtida e os procedimentos para aprovação e execução do projecto estão em andamento. Ao mesmo tempo, o projecto obteve parcerias de cooperação com várias marcas chinesas de automóveis e veículos de engenharia. A "Cidade Tecnologica Automovel " não trará apenas um novo modelo de negócios para Angola, mas também criará dezenas de milhares de empregos locais e impulsionará o rápido desenvolvimento da economia regional.

 

Jornalista: Por favor, apresente os projectos de pesca em andamento do Grupo H&S?

-Zheng Gang: O objectivo do projecto de pesca do Grupo H&S é utilizar a maricultura e aquicultura em larga escala como pilar, e promover o desenvolvimento industrial da pesca local por meio do processamento e comércio interno e externo, através do desenvolvimento simultâneo de reprodução, alimentação, armazenamento a frio e transporte e outras indústrias de apoio à aquacultura. Melhorar a cadeia industrial geral da pesca de Angola, de modo que a pesca se torne eventualmente outro foco estratégico da economia industrial nacional de Angola e um novo ponto de crescimento para as receitas de exportação de Angola. Actualmente, o projecto-piloto foi concluído em Mucula, província do Zaire, e os terrenos para o próximo parque de psicultura e processamento foram obtidos na província do Zaire e na província do Bengo, respectivamente. O parque cobre uma área de 28 quilómetros quadrados. Acredito que que com o forte apoio do governo angolano, H&S poderá implementar o projecto de investimento para a psicicultura o mais rápido possível.

 

Jornalista: Quando vai ser inaugurado o Shopping Popular, e que impacto terá na captação de negócios na capital Luanda?

-Zheng Gang: Shopping Popular, planeamos abrir oficialmente ao público no final de setembro deste ano. A primeira fase do projecto abrange uma área de 170.000 metros quadrados, incluindo electrodomésticos digitais, móveis e materiais de construção, necessidades diárias e outros artigos; a segunda fase do projeto abrange uma área de 120 hectares, e iniciará a construção ainda este ano. Na primeira fase, moradias, apartamentos, serviços de educação, edifícios de escritórios, hotéis, terminais inter-provinciais serão construídos, tornando-se um complexo comercial integrado, incluindo entretenimento. Para cooperar plenamente e responder ao “Programa de Reordenamento do Comércio” na Província de Luanda, o Shopping Popular deu prioridade à instalação de cerca de 100 empresas grossistas do mercado de São Paulo, e também planeou construir 2.100 bancas que satisfaçam exigências governamentais. Os pequenos comerciantes locais, cujas actividades foram afectadas no "Programa de Reordenamento do Comércio " farão a sua parte para melhorar o ambiente de negócios na capital Luanda.

 

Jornalista: Quantos empregos locais serão gerados após a abertura da primeira fase do Shopping Popular?

-Zheng Gang: Existem 400 lojas na primeira fase do Shopping Popular, que podem criar pelo menos 2.000 empregos. Além disso, os 2.100 estandes recém-construídos fornecerão emprego para 6.000 pessoas. Em funcionamento a 100%, o Shopping Popular criará 8.000 postos de trabalho.

 

Jornalista: Como considera investir em Angola no futuro?

-Zheng Gang: Pessoalmente, estou muito optimista quanto ao potencial de desenvolvimento e oportunidades de investimento em Angola, nos próximos cinco anos. O Grupo H&S não só irá concluir o projecto imobiliário Orlando Residencial, Cidade Tecnologica Automovel e o  investimento no Shopping Popular segunda fase, mas também investiremos na construção de estruturas comerciais e no processamento e Industrias locais.

Como Co-Presidente da China-África Business Council (CABC) e  Presidente da Câmara Geral de Empreendedores de Chuan-Yu da China em Angola (ACCY), brevemente, irei captar mais investimento financeiro e indústrias da China para Angola, além de atender às necessidades do mercado local em Angola, os produtos vão irradiar ainda mais para os países vizinhos.




bottom of page